Tamanho ideal de ecrã

Que tamanho de ecrã deve ter a minha nova TV?

Se está a pensar comprar uma nova televisão, seja LCD ou LED, um dos fatores de escolha é o tamanho de ecrã e nem sempre a escolha é feita de acordo com os critérios ideais.

A escolha do tamanho do ecrã pode ser feita de duas formas:

1ª Já tem a disposição da sua sala definida. Já escolheu o local para colocar o TV e o sofá já está no sítio correcto.

Neste caso o critério ideal para a escolha do tamanho do ecrã do seu novo TV deverá ser encontrada através do quadro seguinte.

Resolução Padrão (480p)Distância da TV (em metros) x 12 = Tamanho ideal
Resolução HD (720p)Distância da TV (em metros) x 18 = Tamanho ideal
Resolução Full HD (1080p)Distância da TV (em metros) x 21 = Tamanho ideal

Ou seja, se a distância entre o sofá e o local da TV for de 2 metros e se o tipo de emissão for Full HD o tamanho ideal do ecrã será de 42″ (2 x 21).

2ª Já sabe qual o tamanho do ecrã da TV que vai adquirir e pretende colocar o sofá a uma distância ideal para a visualização

Deverá multiplicar o tamanho do ecrã em cm por 3 e terá uma distância aproximada para a colocação ideal do sofá. Para facilitar pode utilizar o quadro seguinte.

Tamanho Ecrã (Polegadas)Tamanho Ecrã (Centímetros)Distância Ideal Aproximada (metros)
26662
32812.5
37942.8
401023
421073.2
461173.5
501273.8
551404.2
601524.5

Se a TV que pretende adquirir já utilizar tecnologia 4K pode, à tabela acima acrescentar 70cm para obter obter a distância ideal entre a sua TV e o sofá.

Deverá ter em atenção que estes valores são valores padrões e que no final de contas o que interessa é que a distância entre o sofá e a TV lhe permita uma visão confortável.

É muito fácil definir o tamanho de ecrã ideal para a sua sala. Basta seguir as instruções e já está.

Já defini o tamanho de ecrã ideal para a minha sala. E agora?

Agora só falta escolher a marca e o modelo. E este é um factor também importante. Não basta escolher uma marca pelo nome. É preciso ter a certeza que caso haja algum problema a marca tem uma assistência capaz de lho resolver e a Afontec dá-lhe garantias de uma assistência de qualidade e atempada. Veja quais as marcas que representamos para que a sua escolha seja feita não só pela características do produto mas também pela assistência que o produto lhe garante.